Ele está chegando... Conheça versões para a origem de Papai Noel!

Durante a principal festa do Império Romano, conhecida como Saturnália, um homem de barbas brancas, trajando uma roupa vermelha, andava vagarosamente, fazendo com que os convidados refletissem sobre seus acertos e erros. Ele era a representação do deus Saturno, o mais adorado na época, permanecendo assim por muitos séculos até a vinda do Messias.
Para afastar o mau agouro do deus Saturno, os convidados presenteavam o velhinho para que este, simbolicamente, retribuísse com um ano bom de farta colheita. Todos os convivas o saudavam com: Io Saturnália!

A festa acontecia entre os dias 17 e 24 de dezembro e era uma espécie de Carnaval. Banquetes e doações simbólicas aconteciam, e a ordem social desaparecia. Neste período, os escravos se tornavam livres e podiam trajar uma roupa vermelha chamada princeps (uma sátira aos ricos da Europa).

A data 25 de dezembro como festa de Natal foi estabelecida para dar o conteúdo religioso à festa pagã. Outros pesquisadores sugerem que a imagem do bom velhinho nasceu do folclore escandinavo, uma vez que ele aparecia no inverno rigoroso, vestindo um traje vermelho, gorro na cabeça, montado em um cabrito, entregando presentes em homenagem a Odin (deus nórdico com poderes de julgar os seres humanos).

As referências mais modernas explicam que Papai Noel é uma extensão da figura de São Nicolau, um jovem nascido no início da Era Cristã que ficou conhecido por sua caridade e afetuosidade, especialmente com as crianças. Ele foi bispo em Myra, na Ásia Menor no século IV. Por isso, acabou tornando-se padroeiro da Grécia, Rússia, Alemanha e Sicília. Acredita-se que, posteriormente, São Nicolau seguiu para Roma. Depois da sua morte, foram atribuídos vários milagre a ele, consagrando o dia 6 de dezembro como sua festa.

A imagem de São Nicolau bondoso e milagroso chegou aos Estados Unidos levada pelos imigrantes holandeses. Por isso, tornou-se patrono de Nova Amsterdã (primeiro nome de Nova York). Após algum tempo, Papai Noel passou a ser retratado mais gordo, fumando um cachimbo, carregando os presentes em um saco (símbolo da prosperidade para os holandeses).
Com esta aparência mais próspera, a figura do bom velhinho tornou-se cada vez mais popular, chegando a todas as partes do mundo, inclusive no Brasil!


Decore o seu lar com produtos da Alacran

A nossa casa é onde passamos grande parte da nossa vida. Por isso é muito importante nos sentirmos bem nela. Quando cedemos à beleza e aos prazeres de ter uma casa bem organizada e decorada, naturalmente temos um lar mais aconchegante para nós e para nossa família.

Confira na Alacran www.alacran.com.br , os lançamentos de decoração que além ter lindas peças decorativas, são também utilidades do dia a dia.

Dica Plasvale - Tender Califórnia



Ingredientes

1 kg de tender desossado (minitender)
1 xícara (chá) de suco de laranja1 xícara (chá) de vinho branco
6 colheres (sopa) de calda de abacaxi
1/4 xícara (chá) de mel1 lata de abacaxi em caldacravo-da-índia, flor comestível e ramos de alecrim para decorar


Preparo

1. Numa tigela, misture o suco de laranja, o vinho branco e a calda de abacaxi. Coloque o tender, cu-bra com filme e leve à geladeira para marinar por no mínimo 12 horas. Se preferir, coloque o tender num saco plástico e feche bem.

2. Preaqueça o forno a 180ºC (temperatura média).

3. Transfira o tender e a marinada para uma assadeira. Com a ponta de uma faca afiada, risque a superfície do tender formando losangos e espete os cravos nas junções.

4. Cubra o tender com papel-alumínio e leve ao forno para assar por 20 minutos. Retire e despreze o papel-alumínio. Besunte o tender com o mel.

5. Volte o tender ao forno e deixe assar por mais 20 minutos. A cada 5 minutos, regue com o líquido da marinada.

6. No centro de um prato, disponha o tender e distribua as rodelas de abacaxi ao redor. Coloque uma flor no meio de cada fatia de abacaxi e enfeite com os raminhos de alecrim. Sirva a seguir.


Fonte: Panelinha

Síbolos de Natal - Estrela de Belém



Conta a história, que quando Jesus nasceu uma estrela anunciou seu nascimento e guiou os três Reis Magos, do ocidente até o local onde estava o Menino Jesus, Maria e José.

Essa estrela recebeu o nome de Estrela de Belém e o seu brilho intenso foi uma forma de representar que Jesus seria a luz do mundo.

Astrólogos da Antiguidade tinham o costume de acreditar que alguns fenômenos aconteciam devido ao nascimento de um rei, motivo pelo qual teriam considerado a aparição da estrela como anúncio ao nascimento de Jesus.

Símbolos de Natal - Boneco de Neve




Boneco de Neve


Material: Fio Cléa Círculo 125m, 1 novelo na cor 8001 ( branca ), 1 novelo na cor 3635 ( vermelho ), 1 par de agulhas de croche n. 2mm.

Pontos Empregados: corr. (Correntinha ), p.b. ( ponto baixo ), p.a. ( ponto alto ).

Execução:

1. Carr.: Faça um anel com 5 corr.;

2. Carr.: 18 p.a.;

3. Carr.: Fazer 28 p.b. utilizando a técnica 1 p.b., 2 p.b, até o final;

4. Carr.: Repetir a anterior por 7 vezes;

5. Carr.: Diminuir 4 p.b., em seguida 3, e finalmente 3 p.b., até restarem 15 p.b. Encher com manta acrílica esta primeira bolinha.

6. Carr.: 22 p.b. ( 1 p.b., 2 p.b., até o final )

7. Carr.: Repetir a carr. anterior por 6 vezes;

8. Carr.: Diminuir 3 p.b., em seguida 4 p.b. encher com manta acrílica e arrematar.

Com fio vermelho faça o chapéu: 1. Carr.: 5 corr.; 2. Carr.: 15 p.a.; 3. Carr.: 22 p.b.; 4. Carr.: 25 p.b.; 5. Carr.: 28 p.b. ( repetir mais 2 carr. Com 28 p.b. );

Arremate e aproveite o fio para prender o chapéu no rosto do boneco e fazer a boca. Com fio azul faça os olhos, com fio laranja o nariz e com o vermelho uma fitinha para efeito de echarpe do papai noel.

Bolsas Ecológicas

A Círculo esta aumentando a sua gama de produtos e adotando uma nova postura com o propósito de preservar a natureza.

Afim de amenizar os problemas causados pela famosa sacola plástica, seguindo a tendência das bolsas ecológicas, em tecido 100% algodão.
É uma bolsa moderna, ótima para o dia a dia e lazer. Você pode carregar seus materiais de trabalhos ou até mesmo colocar algumas comprinhas básicas de supermercado.

Disponível em 3 estampas diferentes ou sem estampa...




Compre as bolsas ecológicas na Alacran www.alacran.com.br

Festas de Natal - Amigo Secreto

Amigo secreto ou também Amigo oculto, é uma brincadeira tradicional das festas de fim de ano (Natal e Ano-Novo). É comum entre colegas de trabalho, de escolas, e de familiares.

Acredita-se que a brincadeira venha dos povos nórdicos. Porém, é também uma brincadeira de costumes e tradições de povos pagãos.

Não sabe o que comprar para o seu Amigo secreto? Nós damos a Dica!
Se ele for de um tipo esportista, que tal um produto da marca da Guepardo? Tem mochilas, barracas e diversos presentes super legais para quem tem um perfil mais aventureiro.
O seu amigo secreto é super talentoso com artesanato? Um kit de linhas e agulhas da Círculo iriam deixar ele muito feliz!

Para os amigos que adoram uma novidade para o lar, a linha Attuale da Plasvale tem produtos lindos que combinam com a decoração de qualquer cozinha, fora que são super úteis no dia a dia!

Encontre todos os produtos da Círculo, Plasvale e Guepardo produtos na Alacran www.alacran.com.br, em parcele em até 4x no cartão!



Fonte: Wikipedia

Símbolos de Natal - Bengalas

Olá!

Hoje vamos saber um pouco mais sobre as Bengalas de Natal, um símbolo muito tradicionalmente natalino!

A Bengala de Açúcar foi introduzida em 1880 por um fabricante de doces. Ele queria fazer uma bala que representasse os princípios do natal. Ele usou açúcar branco para demonstrar a natureza santa de Jesus. O doce deveria ser duro, representando a firmeza de Jesus, a fundação da igreja bem como a firmeza das promessas de Deus.

As listras vermelhas representam o sangue de Jesus derramado na cruz. A forma da bala é uma bengala, como as usadas pelos pastores de ovelhas, pois Jesus é o Bom Pastor. Para completar, se girarmos esta bengala, veremos a letra J, primeira letra do nome Jesus.

Moda Praia - Biquinis

Curiosidades sobre o Biquini

Num verão ao final dos anos 70, apareceu o biquíni de crochê, que ficava todo torto quando molhava. Para segurar no lugar, as mulheres enrolavam a lateral. Assim nascia, por acaso, a tanga.

Dicas para Escolher o Biquini Adequado ao seu Corpo

Mulheres com Seios Pequenos: Para quem não tem seios avantajados, o modelo mais ideal é o cortininha, principalmente os com bojos. Os modelos "tomara-que-caia" também ajudam a dar a sensação de seios mais volumosos.

Mulheres com Quadris Estreitos: Parte de baixo com lacinhos são as melhores, ou aquelas que tem as laterias da calcinha bem estreita

Mulheres com Seios Grandes: Sutiãs estilo faixa com alças cai muito bem. Sutiãs com bojo também fica bom, desde que seja bem estruturado na base.

Quadris Largos: Calcinha tipo sungão ficam muito bem.



Nesse verão o crochê volta a andar de mãos dadas com os biquinis, por isso aproveite para personalizar o seu!

Acesse www.alacran.com.br e veja as lindas cores de Cléa Multicolor, um ótimo fio para deixar o seu biquini lindo!




Fonte: Dicas de Mulher

Receita Plasvale - Bolo de Natal

Olá!

Começando a pensar nos pratos para o Natal?
Experimente essa receita saborosa...


Ingredientes

150 g de manteiga à temperatura ambiente
1 1/3 xícara (chá) de açúcar mascavo
3 ovos 2 xícaras (chá) de farinha de trigo
100 g de nozes moídas
150 g de frutas cristalizadas picadas
150 g de uvas-passas pretas1 colher (sopa) de xerez
1 pitada de cravo-da-índia em pó
1 pitada de noz-moscada ralada1 pitada de canela em pó
1 colher (sopa) de fermento em pó manteiga e farinha de trigo para untar e polvilhar


Modo de Preparo

1. Preaqueça o forno a 180ºC (temperatura média). Unte uma fôrma de bolo inglês com manteiga e polvilhe com farinha.2. Numa tigela, passe a farinha de trigo por uma peneira.

3. Na batedeira, coloque a manteiga e o açúcar e bata até obter um creme fofo. Acrescente os ovos, um a um, batendo entre cada adição. Diminua a velocidade da batedeira e adicione a farinha de trigo e as nozes moídas, bata apenas para misturar. Desligue a batedeira e misture com uma colher os ingredientes restantes.

4. Transfira a massa para a fôrma preparada. Leve ao forno e deixe assar por cerca de 1 hora. Para saber se está assado, espete um palito. Se sair limpo, está pronto. Retire o bolo do forno e deixe esfriar. Desenforme sobre um prato e sirva.

Fonte: Panelinha

Receita de biquini com detalhes feitos com fio Cléa!

Transforme seu biquíni numa peça única e exclusiva com detalhes de crochê!



Material

1 novelo de linha Cléa 125 na cor de sua preferência1 agulha de crochê n° 2 ou 1,25 mm agulha e linha de costura na cor do fiogiz de alfaiate e alfinetesfita métrica


Abreviações Usadas na Receita


corr: correntinha
pbx: ponto baixíssimopb:
ponto baixo: pa
ponto alto: pic:
picô de 4 correntinhas


OBS.: todas as voltas serão fechadas com 1 pbx


Execução

Aplicação no bojo (manequim 40/42)
Montar 7 corr. e fechar o círculo
1ª volta: 3 corr, 20 pa, fechar com 1 pbx

2ª volta: 1 corr, 20 pb

3ª volta: * 1 pb, 7 corr, pular 2 corr, * repetir de * a * por 7 vezes (7 elos)

4ª volta: 7 pa em cada elo

5ª volta: * 7 corr, 5 pb, *, * repetir de * a * por 7 vezes (7 elos)

6ª volta: * 7 pa, 2 corr, pular 2 pontos, 1 pb, 2 corr * * repetir de * a * por 7 vezes

7ª volta: 1 pb, * 2 corr, pular 2 pontos, 1 pb, 2 corr, 5 corr. * * repetir de * a *

8ª volta: 7 pa, 2 corr, pular 2 pontos, 1 pb, 2 corr *

9ª volta: toda em pa

10ª volta: *5 pb, 1 picô * repetir de * a * por 7 vezes (8 picôs), completar a volta toda em pb.

Virar o trabalho e tecer 15 pa. Virar o trabalho e tecer 15 pb e arrematar. Fazer a outra roseta invertendo a posição dos picôs e a ponta mais larga do motivo


Montagem

Centralizar o motivo sobre o bojo, com os picôs voltados para a parte superior do bojo e a parte mais larga (veja na foto a posição dos marcadores) voltada para direita. Esticar o motivo e pregar ao bojo com uma costura à mão.


Aplicação na calcinha

Com o giz de alfaiate e a fita métrica marque pequenos pontos espaçados de 1 cm, logo abaixo da costura do elástico. Em cada marcação teça 1 pbx, 2 corr, contornando toda a cintura e pernas.


Fonte: Manequim

Dica Círculo: Decoração em Barbante

Bom dia!


Quem gosta de trabalhar com barbantes, vai adorar essa idéia de decoração com tapetes, capas de almofadas e até de base de banquetas.

Confira...

Encontre os melhores fios e barbantes para os seus trabalhos na Alacran www.alacran.com.br

Fonte: De(coeur)ação

Receita Círculo - Guirlanda

Material: Fio Cléa Círculo 125 m, 1 novelo na cor n. 5398 ( verde ), 1 par de agulhas de croche n. 2mm.

Pontos Empregados: corr. ( correntinha ), p.b. ( ponto baixo ).

Execução: Faça 10 corr., mais uma para virar. Siga fazendo 10 p.b. por 31 carreiras. Corte o fio e prenda na lateral. Encher com manta acrílica formando o círculo. Faça o acabamento com um lacinho dourado e fita verde, incluindo as bolinhas douradas.