Preparando o Jardim para o começo da Primavera

Bom dia Amigas do Chá com Crochê!

Ter uma jardim bonito é sempre muito gostoso e mesmo para quem mora em apartamento é sempre bom ter um cantinho na sacada para ter algumas plantinhas.

Hoje trazemos algumas dicas de decoração para preparar o seu jardim para essa primavera que acabou de chegar.

Em primeiro lugar vamos fazer uma faxina... Retire todas as folhas secas e aquelas que estiverem feias, parecendo doentes. Observe as árvores e os arbustos e veja os galhos que tiram a sintonia do conjunto. É época de podá-los. Corte-os bem rente ao caule e não deixe tocos. Para os galhos mais grossos usamos um serrotinho e para os finos podamos com a tesoura de poda.

Após o corte, é indicado passar um produto como calda bordalesa (ou similar) encontrado nas lojas especializadas. Ele é um cicatrizante para que não haja perda de seiva. As azaléias que estão terminando a floração também devem ser podadas nas pontas. Após as podas dos galhos secos e de formação, vamos cuidar do restante.

É muito fácil preparar a terra para canteiros florais, se não tiver espaço, vasos ou jardineiras. Para cada metro quadrado (ou seja, cada espaço de 1,00x1,00 metro) de área de canteiro, você vai precisar de: 20 litros (ou uma lata) de composto orgânico ou húmus curtido, 200 gramas de calcário e 50 gramas de adubo químico npk 10-10-10.

Escolha a forração floral que mais lhe agradar, pode ser: Rabo-de gato, evolvulus, torrenia, Maria-sem-vergonha, onze horas, begônias, dentre tantas disponíveis nas lojas de jardinagem. Prepare o local arrancando com uma enxada quaisquer ervas daninhas existentes, tenha o cuidado de arrancar com a raiz para que elas não voltem a brotar.

Afofe bem a terra, e espalhe o calcário para equilibrar o pH do solo. Coloque o composto orgânico e por cima dele o adubo químico, podendo acrescentar esterco curtido só recomendo muito cuidado com esterco de galinha, que é muito forte e pode queimar as plantas.

Com a ajuda da enxada revolva, misture tudo com a camada de terra abaixo (cerca de 15 cm). Plante as mudinhas com cuidado, mas firmando bem ao solo, regue em abundância no primeiro dia para ajudar as plantas a enraizar, depois regar três vezes por semana e é só esperar a primavera ficar mais forte para começar a trazer muitas flores para o seu jardim!

Gente, falando em jardim esse regador da Plasvale não parece aqueles de filmes que uma mulher de jardineira e trancinhas cuidando do jardim?

http://www.plasvale.com.br/


Fonte: bbel

Um comentário:

Monica Carvalho disse...

Olá,gostei muito deste blog.Adorei as dicas.Vou linkar no meu blog.Abraços.
Monica Carvalho