Receita Círculo - Casaco de Crochê Meia Estação

Bom dia!

Para começar a semana, vamos com uma receita de um casaquinho super fofo, de meia estação, feito em crochê. Confira...



Tamanho: 44/46

Materiais utilizados
- 2 novelos de Cléa 1000 na cor café (7382)
- 2 novelos de Cléa 1000 na cor conhaque (7404)
- 2 novelos de Cléa 1000 na cor verde (5606)
- 2 novelos de Cléa 1000 na cor areia (7684)
- Agulhas para tricô Círculo nº5,5mm
- Agulha para crochê Círculo nº9 (3,5m)
- Agulha com ponta arredondada para costurar
- 1 bola com cm de diâmetro
- 2 contas olho de gato verdes
- 4 contas verde/furta-cor
- 1,65m de cordão marrom
- 1,65m de cordão encerado areia
- 1 alfinete.Abreviatura e pontos empregados
- Ponto (p.)
- Tricô (t.)
- Meia (m.)
- Laçada
- Mate simples (tirar um ponto sem fazer em meia, 1 meia , arremate o pontos sem fazer sobre o tricotando)
- Correntinha
- Ponto baixo (p.b)
- Ponto alto (p.a)
- Ponto alto duplo (p.a.d)


Modo de fazer
Casaco - Todo trabalho é feito usado 4 fios da linha na mesma cor juntos.

Frente direita – com a linha café, monte 40 pontos na agulha para tricô e trabalhe 2 carreiras no ponto tricô e trabalhe 2 carreiras no ponto tricô. Distribua os pontos, trabalhando os 6 primeiros pontos em tricô, seguindo o diagrama 2 e os 34 pontos restantes no ponto fantasia, seguindo o diagrama 1.
Ao concluir a 10ª carreira, mude para a cor conhaque, a cada 10 carreiras mude a cor da linha sempre na sequência: café, conhaque, verde, areia. A 30cm de comprimento, forme o decote, trabalhando 2 pontos juntos em meia após os 6 pontos tricô, a cada 2 carreiras, 16 vezes.
A 47 cm de comprimento, forme a cava, arrematando no final da carreira, a cada 2 carreiras, 3 pontos 1 vez, 1 ponto 2 vezes. A 65 cm de comprimento total arremate os pontos fantasia, trabalhe somente 6 pontos tricô na cor café por mais 14 carreiras e arremate.

Frente esquerda – com a linha café, monte 40 pontos na agulha para tricô e trabalhe 2 carreiras no ponto tricô. Distribua os pontos no ponto fantasia, seguindo o diagrama 1 e os 6 pontos restantes em ponto tricô, seguindo o diagrama 2. Ao concluir a 10ª carreira mude a cor da linha sempre na sequência: café, conhaque, verde e areia. A 30 cm de comprimento, forme o decote trabalhando 2 pontos juntos em meia antes dos 6 pontos tricô, a cada 2 carreiras. 16 vezes. A 47 cm de comprimento, forme a cava. Arrematando no início da carreira, a cada 2 carreiras, 3 pontos 1 vez, 1 ponto 2 vezes.
A 65 cm de comprimento total, arremate os pontos fantasia, trabalhe somente sobre os 6 pontos tricô na cor café por mais 14 carreiras e arremate.

Costas – com a linha café, monte 70 pontos na agulha para tricô e trabalhe 2 carreiras no ponto tricô, mude para o ponto fantasia, seguindo o diagrama 1. Ao concluir a 10ª carreira, mude para a cor conhaque, a cada 10 carreiras mude a cor da linha sempre na sequência: café, conhaque, verde e areia. A 47 cm de comprimento, forme as cavas, arrematando no início e no final da carreira, a cada 2 carreiras, 3 pontos 1 vez, 1 ponto 2 vezes. A 65 cm de comprimento total, arremate todos os pontos fantasia.

Mangas – com a linha café, monte 34 pontos na agulha para tricô e trabalhe 2 carreiras no ponto fantasia, seguindo o diagrama 1. Ao concluir a 10ª carreira, mude para a cor conhaque, a cada 10 carreiras mude a cor da linha sempre na sequência: café, conhaque, verde e areia. Trabalhe aumentando nos 2 lados, a cada 6 carreiras, 1 ponto 7 vezes. A 30 cm de comprimento, forme a cabeça da manga, arrematando nos 2 lados, a cada 2 carreiras, 3 pontos 1 vez, 2 pontos 1 vez, 1 pontos 10 vezes, arremate os 18 pontos restantes. Faça a outra manga da mesma maneira.

Flor de crochê – com a linha areia, faça 10 correntinhas, feche o círculo com 1 ponto baixíssimo na 1ª correntinha e trabalhe acompanhando o diagrama 3. Ao concluir a 2ª carreira, arremate. Prenda a linha conhaque com 1 ponto baixíssimo, trabalhe a 4ª e a 5ª carreira e arremate. Prenda a linha verde com 1 ponto baixíssimo, trabalhe a 6ª carreira e arremate.

Miolo da flor – com 2 fios da linha café, faça 4 correntinhas, feche o círculo com 1 ponto baixíssimo na 1ª correntinha e trabalhe 8 pontos baixos ao redor laçando o anel, feche a carreira com 1 ponto baixíssimo no 1º ponto baixo, faça a 2ª e a 3ª carreira com 12 pontos baixos, laçando os pontos da carreira anterior, encaixe a bola e faça a 4ª carreira com 6 pontos baixos, laçando o 1 ponto e pulando 1 ponto da carreira anterior para prender a bola, faça a última carreira com 3 pontos baixos fechando juntos, laçando 1 ponto e pulando 1 ponto da carreira anterior, arremate.

Acabamento e montagem
Costure as laterais e os ombros. Feche as mangas e pregue-as ao redor das cavas, encontrando as listras da mesma cor. Com 8 fios da linha conhaque, faça um cordão torcido com 1,4 m de comprimento e passe-o em alinhavo, contornando a cintura 30 cm acima da barra, deixando as pontas na frente para amarrar. Para montar o broche, corte o cordão marrom e o cordão encerado areia em 3 tiras de igual tamanho e faça 3 laços com cada um, prenda todos os laços atrás da flor de crochê, prenda a bola encapada no centro da flor para formar o miolo. Amarre uma conta verde em cada ponta do cordão encerado areia. Prenda o alfinete atrás da flor.

Amostra

Um quadrado de 5 x 5 cm (agulha para tricô nº 5,5) = 7 pontos x 12 carreiras medindo sobre o ponto fantasia (diagrama 1).


Para encontrar todas a linhas e fios da Círculo, acesse a Alacran, www.alacran.com.br


4 comentários:

Ivete disse...

Olá amiga...
Muito linda esta sugestão..
Adorei...
Tenha um otimo final de semana..
Abraços..
Ivete..

Luciana Craft disse...

Adorei o casaco... Mas a receita parece longa demais! Parabéns pelo trabalho e sucesso!

Daiane Daniela disse...

Olá!
Adorei a visita, volte sempre \o/
E obrigada pela dica...
Beijokasss

Savana: Tricô e Outros. disse...

lindas coisas tem no seu blog,nota 1000....