O Ritual do Chá Chinês

Diz a lenda que, em 2737 a.C., o imperador chinês Sheng Nong, preocupado com as epide­mias que devastavam o império, ordenou que todos fervessem a água antes de consumi-la. E que um dia, descansando à sombra de uma árvore, ordenou que aquecessem sua própria água. Enquanto esperava, algumas folhas caíram sobre a água fervente e lhe deram um tom esverdeado. Ele provou, gostou do sabor e incluiu as folhas em suas pesquisas, des­co­brindo suas propriedades medicinais. Mais tarde, as mudas começaram a ser plantadas, e o cultivo do chá expandiu-se pelo mundo.

No Ocidente, o costume de tomar chá tende a ser centrado em torno de salões de chá, onde é acompanhado por uma variedade de sanduíches e bolos. Às vezes, neste processo, o chá pode tornar-se um segundo acessório, ofuscado pelos diversos alimentos servidos como acompanhamento, que dominam a cena. Além disso, quando se trata de chá em casa, temos a tendência de colocar um saquinho (sache) em uma xícara, adicionar água quente e em poucos minutos, desfrutar da nossa bebida. Se tivermos amigos em volta, talvez coloquemos toda a bebida num bule.

Se o escolhido for o chá preto, adicionamos leite, açúcar ou mel, alterando seu sabor.Na China, a tradição de beber o chá é muito diferente. Embora seja uma atividade social, beber chá envolve apreciar a fragrância, a cor e os variados sabores, conforme a bebida vai se tornando mais forte. Similar ao bom vinho, o chá chinês tem variações de sabores.

O chá Oolong, é um tipo semi-fermentado, muito consumido pelos povos orientais e tradicionalmente preparado em um bule de argila. O chá verde é servido em um pote de vidro.

Além de apurar o sabor no bule e servi-lo na xícara própria, tomar chá na China envolve outros utensílios e rituais:

• Concha, pinça e colher pequena para pegar a erva seca e colocá-la no bule ou pote com a água quente.

• Bandeja de chá - uma bandeja de madeira com estrados em cima, onde, com um bule e água fervendo, você aquece o pote de argila e as tigelinhas próprias.Como a bandeja tem estrados, qualquer água que caia fica armazenada no fundo da bandeja. Como as tigelinhas estarão quentes, você pode usar as pinças para pegá-las.

• Bule - o preferido, na China, especialmente para Oolong chá, são pequenos bules de argila de Yixing (se pronuncia "ee-Shing").

• Vidro decanter - um pequeno bule no qual o chá é derramado.

• Pequenas peneiras de metal, que cabem na boca do seu decanter para coar as folhas de chá soltas, impedindo que algum resíduo caia do decanter, quando passar o chá para o bule. Taça fragrância - pequena tigelinha onde o chá pronto é colocado e depois uma espécie de caneca cobre a tigelinha.Esperam-se uns minutos e retira essa caneca e coloca próximo das narinas, para sentir a fragrância do chá. Existe também taça fragrância que já vem com tampa. Como este modelo acima

• Bandejinha de chá – composta por um prato oval onde é colocada a taça fragrância. Os chineses são sábios e certamente todos esses rituais devem fazer muito bem para o indivíduo. Todos os sentidos são aguçados e provocam o convívio social, degustando calmamente uma bebida milenar.


Fonte: Bbel – Um estilo de vida

Nenhum comentário: