Boina em Crochê Infantil

Material

Fio Mollet Círculo 1 novelo na cor 512 e 1 novelo na cor 10 1 agulha de crochê nº 1,75mm

Pontos empregados: Correntinha (corr.), ponto alto (p.a.), ponto baixo (p.b.)
Execução: Iniciar com 8 corr e fechar em anel com p.b.; 1ª carreira: fazer 14 p.a. Rem.; 2ª carreira: 2 p.a, 2 corr (repetir esta sequência 9 vezes ); 3ª carreira: 2 p.a, 2 corr (repetir esta sequência 9 vezes ), + 2 p.a. Continuar com os aumentos em todas as carr. At? obter 21 p.a em cada gomo da boina.

Mudança de cores: Para obter as listras brancas, trabalhe da seguinte forma: - 1ª, 2ª, 3ª e 4ª carreiras - trabalhe com fio azul; - 5ª e 6ª carreiras - trabalhe com o fio branco; - 7ª, 8ª, 9ª e 10ª carreiras - trabalhe com fio azul; - 11ª e 12ª carreiras - novamente com o fio branco; - 13ª, 14ª, 15ª,16ª e 17ª carreiras - com o fio azul, trabalhe em p.a sem aumento; - 18ª carreira - passe para o fio branco e trabalhe em p.b.; - 19ª carreira - passe novamente para o fio azul e trabalhe em p.b.


Aba da Boina

Material: Entretela para tecido preta.

Execução: Levantar 3 corr direto na boina e fazer mais 32 p.a.; Da 2ª até a 9ª carreira trabalhar em p.b diminuindo em cada lado 2 pontos em cada carr. Rem. Cortar a entretela do tamanho da aba e colar com ferro de passar direto no avesso.
Colocar 1 botão branco no topo da boina.


Boina em Tricô

Material: Fio Natural Círculo 1 novelo na cor 2550 2 agulhas de tricô nº 5
Pontos empregados: Meia (m) e laçada (laç)
Execução: Iniciar com 9 pontos nas agulhas 1ª carreira: toda de tricô; 2ª carreira: 1 m, 1 laç, 1 m, 1 laç; seguir assim até o fim da carreira, terminando com 1 m ; 3ª carreira e todas as carreiras ímpares: fazer em tricô sem aumento; 4ª carreira: 2 m, 1 laç, 2 m, terminar a carreira com 1m; 6ª carreira: 3 m, 1 laç, 3 m, terminar a carreira com 1m; Seguir todas as carreiras pares como modelo acima, aumentando sempre 1 m em cada carreira, até obter 21 p. m, terminar sempre em 1 m.

Barra da Boina em Crochê:

Material: Fio Anne Círculo 1 novelo na cor 2550 1 agulha de crochê nª 1,75 mm
Pontos empregados: Ponto alto (p.a)
Execução: Levantar em volta do final da boina: 4 carreiras em p.a (1 ponto sim e 1 ponto não) até o final das carreiras Antes de fazer a barra do crochê fechar a boina costurando as duas partes abertas.


Aba da Boina em Crochê:

Material:
Fio Anne Círculo 1 novelo na cor 2550 1 agulha de crochê nª 1,75 mm 50 cm de entretela preta
Pontos empregados: Ponto alto (p.a), ponto baixo (p.b)
Execução: Cortar a entretela dupla num formato de meia-lua; separar em duas parte. Fazer furinhos com a agulha de crochê na parte reta de cima da entretela e ao mesmo tempo fazer 2 p.a em cada furinho até o final da carreira. Para voltar e fazer a 2ª carreira, fazer 1 p.b furando a entretela um pouco mais abaixo e trabalhar 1 p.a em cada p.a da carreira abaixo.

Deixar os 3 p.a anteriores no final e fazer 1 p.b furando a entretela; continuar até furar toda a entretela. Fazer as duas entretelas iguais. Juntar as 2 entretelas já forradas com crochê costurado, ou ir pregando com p.b as duas partes juntas; costurar na barrinhada frente da boina. Na parte de trás, levantar 15 p 2 corr. Cortar 5 cm de elástico e pregar na barrinha da boina, fechando com os 15 p.a para embutir. Botão da boina: Fio Natural Círculo. Fazer 4 corr em crochê, fechar com 1 p.b e trabalhar com várias p.b um em cima do outro, até o tamanho desejado Colocar em cima da boina e costurar por dentro, bem apertado.


Execução: Eliana Konig

3 comentários:

Unknown disse...

Amiga adorei o seu blog, as dicas são maravilhosas, aproveitei para pegar esta receita da Boina em crochê, achei um mimo.

shirleikraus@gmail.com disse...

Lindissima essa boina infantil.
Mas tive algumas dúvidas, pois a receita pede para repetir 9 vezes os aumentos. Mas se são 14 pontos altos e eu fizer 2pa+2cor.x 9 vezes, não dá certo. Acredito que teve algum engano,pois o certo são 7 vezes. E gostaria de saber para qual idade infantil, pois fiz para 1 ano e tive que fazer diminuições nas ultimas carreiras que não tem aumento.
Muito obrigado!!!

Anônimo disse...

Queria uma dessas vc faria para minha filha.
kellydaiane18@hotmail.com