Dicas de como pendurar quadros

Um quadro pendurado na parede pode dar outro visual à casa ou à qualquer outro cômodo do lar. Mas não vale sair pendurando imagens sem antes refletir e fazer um projeto para escolher os melhores locais do iten decorativo. "Muita gente deixa a tarefa de decorar paredes com quadros, gravuras e outros elementos em último plano, por dúvidas do que colocar ou por conta do trabalho que representa furar paredes, usar simetria e mesmo lidar com o peso de pendurar quadros", enumera o arquiteto Manolo Vilches.

Há quem diga que pendurar quadros é uma arte, já que é necessária paciência, visão geométrica, senso harmônico e algumas habilidades. "O uso de pregos e parafusos torna a tarefa um tanto quanto desanimadora e, principalmente em momentos de mudança, pendurar dezenas de quadros requer tempo e determinação", lembra Vilches.


Confira as dicas do especialista para se dar bem na tarefa:

- Se não quiser furar a parede, escolha quadros com fitas adesivas fixadoras. Mas elas devem ser usadas com cautela, já que a durabilidade do produto varia de acordo com condições específicas.

- Paredes úmidas ou com pinturas soltas e ambientes extremamente quentes podem impedir a perfeita fixação da fita e causar acidentes. Nestes casos, use pregos de aço ou parafusos com bucha.

- As fitas adesivas são uma boa opção para quadros leves e pequenos espelhos que não se situem em passagens onde possam eventualmente cair sobre as pessoas.

- O uso de réguas, níveis e prumos também ajudam na hora de posicionar quadros de qualquer tamanho.

- É mais difícil nivelar quadros com dois suportes, pois sempre ocorre uma pequena distorção ao furar a parede ou fixar os pregos. Neste caso, vale lembrar que duas pessoas trabalham bem melhor do que uma. Uma delas pode se afastar e atestar o alinhamento do objeto.



Fonte: Casa & Decoração

Nenhum comentário: